Mensagem do Arcebispo

APROXIMAR-SE DE JESUS

O Tempo do Natal é especial para nos aproximarmos do grande alicerce de nossa vida: Jesus Cristo, enviado por Deus-Pai para ensinar o verdadeiro amor à humanidade. Quem acolhe Cristo reconhece e vive a dignidade de ser filho de Deus. Eis, pois, o alicerce para edificar um tempo novo, de justiça e paz: a força do amor que vem do Pai.

Deus é a referência insubstituível da vida humana. Buscá-lo possibilita não perder o horizonte. Permite viver amorosamente, sem se deixar seduzir por interesses pouco nobres ou conveniências. Aproximar-se de Jesus, fazendo com que o próprio coração torne-se uma manjedoura, possibilita a cada pessoa recuperar a genuinidade de sua relação com a vida, o encantamento perdido essencial para se olhar o mundo com o olhar amoroso de Deus, e trilhar o caminho da solidariedade.

O nascimento de Jesus - Filho de Deus-, entre os pobres, mostra que as festas, os presentes e as luzes desta época do ano podem inspirar bons sentimentos, mas o essencial é deixar-se encantar pela verdadeira realeza, indissociável da genuína simplicidade. Perceba, pois, que a celebração do Natal, fonte infinita de lições, é de densidade espiritual incalculável.

“Ninguém jamais viu a Deus. O Filho único, que é Deus e está na intimidade do Pai, foi quem o deu a conhecer”, assim diz o evangelista João, referindo-se ao nascimento de Cristo. Rezar a Novena de Natal, preparar o coração para receber o Menino Jesus, contribui para aproximar-se de Deus, do seu amor, e para descobrir o caminho que leva à duradoura alegria, a honra maior de nossa vida, a razão e o sentido de nossa existência.

Vamos nos congregar em grupos de famílias, de amigos, em ambientes de trabalho e convivência para nos fortalecer na tarefa missionária de anunciar o Evangelho, a caminho do Reino definitivo em plenitude. Celebremos o Natal com alegria, esperança e amor!

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte
Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)