1º Encontro

1º Encontro

A origem de Jesus Cristo... (cf. Mt 1,1-17)

1. INTRODUÇÃO À PALAVRA DE HOJE

Dirigente: Quanta alegria pela oportunidade de celebrarmos nossa Novena de Natal por mais um ano. Momento de encontro entre as pessoas, entre famílias. Vamos pensar naquelas pessoas que gostaríamos que estivessem aqui conosco e por algum motivo não estão? (Um instante de silêncio para que cada um pense naquela pessoa que neste ano não está mais conosco, que já partiu para a Casa do Pai, um filho ou outra pessoa que amamos e que não se faz presente por qualquer motivo.)


Todos (rezando ou cantando):

“Vem proclamar a Palavra, tem muita gente precisando escutar!
Vem, insista, todo dia proclama: oportuna e inoportunamente,
proclama!”


Dirigente: Já paramos para pensar na importância da nossa história? Cada um de nós carrega valores importantes, um jeito de ser que nos faz únicos, tudo passa pelas nossas raízes. Nascemos em uma família e herdamos muitas coisas de nossos pais e avós que nos fazem ser quem somos. Quando olhamos para a nossa vida de fé, percebemos que também estamos inseridos em uma história, a história da salvação, que se desenvolveu lentamente, com entraves e conquistas, tropeços e superações, mas tudo convergindo para um mesmo ponto: a realização da nossa esperança está Naquele que vem chegando.


Todos (rezando ou cantando):

Vem, Senhor! Vem nos salvar!
Com teu povo, vem caminhar!


2. PREPARAR PARA OUVIR A PALAVRA

Leitor 1: A Bíblia tem um jeito próprio de explicar a identidade de uma pessoa. Ela utiliza listas genealógicas, como que uma árvore, com nossos antepassados, para explicar como nasceu, de onde veio e sua importância. Na árvore dos antepassados de Jesus, está presente a história de Israel, desde Abraão, passando pelos patriarcas, chegando ao momento glorioso do reinado de Davi, e depois do exílio da Babilônia até seu nascimento, tudo isso para dizer que Jesus é o Messias esperado.

LEITURA DO EVANGELHO DE MATEUS 1,1-17


3. MEDITAR A PALAVRA DE DEUS

Dirigente:
a) Nós nos sentimos motivados a conhecer nossa história tendo a consciência de que ela forma a nossa identidade?
b) Quais as pessoas que marcam nossa história de maneira positiva? Nomear as pessoas que marcaram nossa comunidade, nosso bairro e nosso país.


4. APROFUNDAR A PALAVRA DE HOJE

Dirigente:
Leitor 2: “Livro da origem de Jesus Cristo” – este é o sentido do Evangelho que escutamos hoje: ir à origem. Somente quando sabemos onde tudo começa, é que percebemos onde estamos e para onde caminhamos. Assim, compreendemos que Jesus tem sua origem em uma promessa, aquela feita a Abraão. Ele é filho de Davi, que lutou para garantir a paz e a justiça para seu povo. Jesus é solidário com os pecadores e traz em suas raízes muitos que se desviaram do caminho de Deus, mas superaram seus erros e colocaram-se a serviço do plano de Deus.

Todos: Queremos também ser solidários uns aos outros, pois, em Cristo, somos todos irmãos!

Leitor 3: Na genealogia de Jesus, temos muitos personagens ilustres, dentre os quais Abraão, Isaac, Jacó, Davi, José e Maria. Alguns desconhecidos, outros estrangeiros (Tamar, Raab, Rute) e outros ainda pecadores reconhecidos. Também a nossa história carrega coisas boas e ruins, experiências que nos fazem crescer e outras que podem até nos envergonhar. Mas Deus nos considera por aquilo que somos, perdoa nossas falhas e nos acolhe em seu amor. Esta é a grande lição do Natal: Deus, em Jesus, assume nossas fragilidades e incoerências, nossas dores e sofrimentos, e se faz solidário a nós, não como juiz, mas como irmão. Por isso, Ele nos ama e salva em sua misericórdia. Todos: Pela misericórdia de Deus acontece a história da salvação!


5. COMPROMETER-SE COM A PALAVRA

Fazer a “memória agradecida” da sua família. Recordar os momentos bons e os não tão bons, as pessoas falecidas, as que estão longe e as que fazem parte da sua história. Agradecer ao Senhor por tudo, porque tudo que vivemos se traduz em experiência da bondade de Deus.