1º Encontro

“O anjo entrou onde ela estava e disse: Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo.” (Lc 1,28)

1. INTRODUÇÃO À PALAVRA DE HOJE

Dirigente: Deus encontra-se a cada dia nas realidades que nos rodeiam, nos rostos das pessoas que nos são próximas, nas experiências de vida do quotidiano. Os anjos recordam-nos continuamente desta proximidade de Deus. Eles mostram-nos o rosto de um Deus amoroso, ao mesmo tempo que nos convidam a ser nós mesmos “anjos” para o próximo. Os anjos, nos relatos sobre o nascimento de Jesus, têm um papel decisivo: anunciam, confortam, tranquilizam, esclarecem, louvam. Muito simplesmente: os anjos nos introduzem no ambiente do Natal, isto é, na alegria da presença de Deus.
Todos: O anjo anuncia uma grande alegria!


2. PREPARAR PARA OUVIR A PALAVRA

Leitor 1: O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma jovem chamada Maria. Ele transmite uma boa notícia que modifica a vida dessa jovem para sempre: és cheia de graça. Uma expressão nova, que perturba Maria e que quer dizer: és repleta de Deus, que se inclinou sobre ti, enamorou-se de ti, deu-se a ti e dele transbordas.
Todos: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo.” (Lc 1,28)

• Leitura de Lc 1, 26-38


3. MEDITAR A PALAVRA DE DEUS

Dirigente:
a - Que notícias de Deus o anjo traz a Maria?
b - Como eu falo de Deus? Como o anuncio? Falo da vida?
c - E se o anjo quisesse entrar hoje em tua “casa”/coração, o que encontraria?
d - Que tipo de anjo sou para as pessoas? Será que sou anjo da alegria do Natal para os outros?
e - Quem são os anjos na minha vida (de ontem e de hoje)?


4. APROFUNDAR A PALAVRA DE HOJE

Leitor 2: A nossa fé começa por uma anunciação: um anjo afirma que Deus se faz criança, no ventre de Maria. A primeira palavra do anjo a Maria é “Alegra-te”, abre-te à alegria. Deus aproxima-se, Ele vem e traz uma promessa de felicidade.
Todos: Nossa fé começa por uma anunciação!

Leitor 3: A segunda palavra do anjo Gabriel revela a Maria o porquê da alegria: “és cheia de graça”, amada para sempre. Ternamente, livremente, sem arrependimentos, amada. E anuncia que Deus escolhe um ventre de mulher para nascer. A vocação de Maria é a nossa própria vocação: todos somos chamados a ser mães de Jesus, a torná-lo vivo, presente, importante nesta casa, nas nossas relações.
Todos: O anúncio do anjo muda nossa história!

Leitor 4: O anjo Gabriel é novamente enviado a cada casa para anunciar a cada um de nós: “Sê feliz, também tu és amado para sempre, a Vida virá até ti”. Somos amados como somos, por aquilo que somos; bons e menos bons, cada um é amado por Deus para sempre.
Todos: Os anjos são mensageiros da Boa Notícia de Deus!

Leitor 5: Podemos também ser anjos de ternura, bondade, cuidado, amizade e solidariedade na vida das pessoas, na nossa família e comunidade. As pessoas estão sedentas de palavras e gestos que recordem o quanto cada um é amado por Deus.
Todos: Queremos ser anjos que anunciam a Palavra de Deus!


5. COMPROMISSO COM A PALAVRA

Procure conhecer as pastorais que são verdadeiros “anjos” em sua Comunidade: pastoral da criança, pastoral do menor, pastoral de rua, pastoral carcerária e outras. Entre em contato, agradeça pelo trabalho que fazem, veja como o grupo da novena pode ser um anjo para o trabalho de alguma dessas pastorais. Telefone para alguma pessoa conhecida que precisa ouvir que é muito querida e amada por Deus. Diga a ela: você é cheia de graça!