8º Encontro

“Caíram de joelhos diante dele e o adoraram.” (Mt 2,11)

1. INTRODUÇÃO À PALAVRA DE HOJE

Dirigente: O relato do nascimento de Jesus na versão do Evangelho de Mateus descreve a visita de um grupo de Magos. Hoje, na Novena, vamos contemplar esses visitantes estrangeiros, os Magos do Oriente, que chegam de terras longínquas para encontrar o Salvador. Eles são o símbolo de tantos homens e mulheres que, em qualquer parte do mundo, buscam, caminham e são capazes de reconhecer Deus. Um Deus que quis vir até o meio de nós para ser o Emanuel, o Deus conosco e para todos.
Todos: Tu vens, Tu vens, eu já escuto os teus sinais!

2. PREPARAR PARA OUVIR A PALAVRA

Leitor 1: Neste relato de Mateus são os Magos, os estrangeiros, que anunciam às autoridades judaicas que o Messias nasceu. O rei Herodes e os sábios da corte não o reconhecem. O rei se perturba ao ouvir a notícia, pois sente-se ameaçado. Os Magos encontram o caminho até a estrebaria. Entram e veem o Menino e a sua Mãe... Não só Deus é como nós, não só está conosco, mas é pequeno entre nós.
Todos: Os Magos vieram adorar o Salvador!

• Leitura de Mt 2,1-12

3. MEDITAR A PALAVRA DE DEUS

Dirigente:
a - Contemple os Magos no presépio perante os humildes. O que podemos aprender desta cena?
b - O que falta a Herodes e as autoridades da corte para que reconheçam o Messias?
c - De que modo podemos reconhecer a presença de Deus na nossa vida e no mundo?
d - Somos capazes, como os Magos, de partilhar o que temos com os outros?

4. APROFUNDAR A PALAVRA DE HOJE

Dirigente:
Leitor 2: Os Magos nos fazem constatar que há um Deus dos distantes, dos caminhos, dos céus abertos, dos que procuram, dos que buscam. Há um Deus que está numa estrebaria e não no templo; na pequena Belém e não na grande Jerusalém. Podemos experimentar percorrer o caminho dos Magos como nosso caminho interior. O primeiro passo é saber sair dos esquemas, saber correr atrás de um sonho, de uma intuição do coração, olhando mais além.
Todos: Em cada ser humano brilha uma luz que aponta para uma fonte e o faz peregrinar.

Leitor 3: O segundo passo é caminhar. Para encontrar o Senhor, é preciso viajar, com a inteligência e com o coração. É necessário atravessar, como os Magos, “desertos escaldantes e noites escuras”, desinstalar-se e romper com o convencional, vencer novos obstáculos e refutar velhos argumentos. Quem quer encontrar Deus, não pode ficar preso ao passado.
Todos: A viagem exige desapego, coragem, procura, esperança.

Leitor 4: O terceiro passo é procurar juntos. Os Magos olham na mesma direção, fixam o céu e os olhos das criaturas, atentos às estrelas e atentos uns aos outros. O quarto passo é não ter medo dos erros. O caminho dos Magos está cheio de enganos: chegam à cidade errada; falam da criança com um rei que quer sua morte; perdem a estrela; procuram um rei e encontram um bebê, não num trono, mas nos braços da Mãe. Mas os Magos não se rendem aos seus erros, parecem ter infinita paciência de recomeçar, até que, ao verem a estrela, experimentam uma enorme alegria.
Todos: Deus sempre fala a linguagem da alegria!

Leitor 5: O encontro dos Magos com o Messias não marcou o fim da sua procura: continuaram a caminhar “seguindo outro caminho”, como diz o evangelho de Mateus, ou seja, prosseguindo a sua procura da verdade de maneira diferente. A viagem dos Magos se torna, assim, o símbolo da vida cristã, entendida como seguimento, como discipulado, como procura. Como os Magos, orientemos nossa vida para o encontro com a verdadeira Luz, que é Jesus.
Todos: Jesus é a Luz que nos guia na escuridão do caminho.

5. COMPROMISSO COM A PALAVRA

O que você está buscando? Onde busca? Quais são os medos que paralisam você? Quais são seus sonhos? O que importa é colocar-se a caminho, estar sempre em movimento interior. Nas pegadas dos Magos, fazer escolhas e recusar desvios, deixar-se surpreender pelas luzes do Espírito no dia a dia e em meio à realidade que nos cerca.
Através do Vicariato Episcopal para Ação Social e Política e do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, nossa Arquidiocese tem ajudado aos que tiveram de abandonar seus países e moram na grande BH. O grupo da Novena pode ajudar. Verifique aquilo de que mais precisam. Entre em contato pelos telefones: (31) 3422-4430 e 3212-4577 e veja o melhor jeito de colaborar.