9º Encontro

9º Encontro

“Eu vos anuncio uma grande alegria!” (Lc 2,1-20)

1. INTRODUÇÃO À PALAVRA DE HOJE

Dirigente: “Hoje nasceu para vós o Salvador, que é Cristo o Senhor!” (Lc 2,11) Em nossa Novena, tudo se encaminhou para esta grande notícia: o nascimento de Jesus. É necessário acolher esse anúncio. Viver na fé o acontecimento que nos conduz em nossa história: Deus se fez como nós e nos convida a nos fazermos como Ele.

Todos: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados!


Dirigente: O sinal é um recém-nascido, envolvido em faixas, deitado numa manjedoura. O nosso olhar se dobra diante da humildade do presépio. Somos chamados a adorar o Menino com um sorriso, um afago, um abraço. Na gruta de Belém, Jesus dorme silencioso. É a Palavra da Vida que se cala para amar e sofrer com a gente.

Todos (cantando):

Cristãos, vinde todos com alegres cantos.
Oh vinde, oh vinde até Belém...
Vede nascido vosso Rei Eterno!
Oh, vinde, adoremos (3x) o Salvador!

(Enquanto se canta, a imagem do Menino Jesus é colocada no presépio e o símbolo ou cartaz feito pelo grupo é colocado em lugar de destaque.)


2. PREPARAR PARA OUVIR A PALAVRA

Leitor 1: O Salvador vem ao mundo com uma grande sobriedade. O texto de Lucas diz apenas que Maria deu à luz o seu filho, pois havia chegado o tempo do parto (2,6-7). Anjos dão glória a Deus e uma grande alegria toma conta do povo. Os fatos são acolhidos em um coração repleto de amor: um coração de mãe. Os pastores convidam: “vamos a Belém” (v. 15). Deus está no meio de nós.

LEITURA DO EVANGELHO DE LUCAS 2,1-20


3. MEDITAR A PALAVRA DE DEUS

Dirigente:
a) O que chama atenção no texto que acabamos de escutar?
b) Partilhar como foi a experiência de fazer esta Novena.


4. APROFUNDAR A PALAVRA DE HOJE

Leitor 2: Natal é tempo de paz entre os homens. Deus não faz diferença entre nós. Assim, podemos acolher o dom da sua presença, porque Ele é Emanuel, Deus conosco. A paz vem de Jesus, o Menino Deus, não dos poderosos deste mundo.

Todos: “E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós!” (Jo 1,14)


Leitor 3: Os humildes pastores foram ver, apressadamente, o que aconteceu, porque o amor tem pressa. O anúncio causa admiração, porque o amor espanta. E só resta o louvor, porque o amor provoca gratidão. E Maria é a perfeita discípula: guarda tudo em seu coração no esforço de compreender todas as coisas dentro do projeto do Pai.

Todos: Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor!


5. COMPROMETER-SE COM A PALAVRA

• Participar das celebrações do Natal em sua comunidade.
• Recolher o gesto concreto do grupo (enxoval de bebê para ser ofertado a uma creche; material de higiene pessoal para ser ofertado a uma casa de repouso; alimentos etc) e pensar um dia para ser entregue à comunidade ou levado pelo próprio grupo ao local de doação.