9º Encontro

9º Encontro

“E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós.” (Jo 1,14)

1. INTRODUÇÃO À PALAVRA DE HOJE

Dirigente: O Natal é a festa de uma ternura sem igual. Deus vem nos encontrar, sabe onde estamos. Ele conhece nossos passos, nossos medos e nossos sofrimentos, sabe decifrar nossa voz e acolher nossa fragilidade. Deus se fez um de nós: Jesus Cristo. E por isso o Natal é o maior ato de fé de Deus na humanidade. O Natal é a certeza de que Deus não desiste, pois até o próprio Filho nos enviou para revelar o seu amor por nós.
Todos: É Jesus a Palavra de Deus e entre nós veio morar.


2. PREPARAR PARA OUVIR A PALAVRA

Leitor 1: Deus comunica-Se, não comunica outra coisa além de Si, mas a Si próprio em Jesus Cristo: Ele é o Verbo de Deus, Ele é a comunicação, a Palavra de Deus. Deus “Fez-Se carne”, assumiu a nossa humanidade e é aí que Ele nos salva, vindo a nós exatamente como presença, como companhia, como proximidade, não nos deixando sós!
Todos: Queremos proclamar essa Boa Notícia do Evangelho com coragem!

• Leitura de Jo 1,1-5.11-14.16


3. MEDITAR A PALAVRA DE DEUS

Dirigente:
a - Onde estão as trevas hoje, em nossa vida e na realidade que nos cerca?
b - Você se sente filho amado de Deus?
c - Como melhorar o anúncio da Palavra de Deus em nossas famílias e comunidades?


4. APROFUNDAR A PALAVRA DE HOJE

Dirigente:
Leitor 2: No Natal celebramos a realização de uma profecia. O Natal não é uma festa sentimental para dar presentes a um aniversariante. Naquela noite, o sentido da história tomou outra direção. O Criador se faz Ele mesmo argila deste nosso solo, como antes tinha feito com Adão. O Criador faz-se criatura frágil e belíssima: o Menino Jesus. Nele, Criador e criatura abraçam-se para sempre.
Todos: No Senhor está toda a graça e salvação!

Leitor 3: O Natal é o acontecimento em que Deus, no nascimento de uma criança, nos entrega a sua Palavra feita carne. Ele se manifesta a nós, faz-se ver, comunica-se totalmente a cada ser humano e assume toda a humanidade. O Natal é a certeza de que o Criador precisa de nós, tem sede de nós.
Todos: Creio que Tu és a Palavra que se fez carne em Jesus e que habitou entre nós (Jo 1, 14).

Leitor 4: Deus vive à nossa espera! Ele espera todos os dias por nosso olhar. Deus espera pelos que se lembram e pelos que estão mergulhados no esquecimento. Pelos que rezam, mas também pelos que vivem no tormento, na revolta, na ferida da violência, no desamparo. Deus espera pelos que estão perdidos e também pelos que amam, pelos que choram e pelos que superam a dor. Deus na sua imensa misericórdia espera por todos.
Todos: Em ti, Senhor, quero viver e esperar!

Leitor 5: Nós também estamos à espera de Deus. No fundo das nossas correrias, há um silêncio que murmura: “Vem, Senhor”! No avesso de nossa vida, às vezes tão bela, outras vezes tão confusa e sem caminhos, há um vazio, uma ausência que nos habita, um desejo de renascer. Contemplando o presépio, podemos dizer: Ele nos amou tanto que nos deu seu próprio Filho. Estamos à espera do Natal, à espera desse amor imenso, pois só Deus pode abraçar e compreender nossa fragilidade e nos ajudar a nascer de novo.
Todos: Feliz aquele que espera no Senhor!


5. COMPROMISSO COM A PALAVRA

Reserve um tempo para oração, de preferência à noite. Leia os versículos de Jo 1,1.4-5. Acenda uma vela e a observe durante um bom tempo. Depois leia o versículo Jo 1,11. Apague a vela e sinta as trevas durante um tempo. Acenda novamente a vela e leia os versículos Jo 1,12-13. Sinta o quanto é amado por Deus, sinta-se filho amado de Deus. Saboreie essa experiência. Leia o versículo Jo 1,14 e contemple a proximidade de Deus.
Se o grupo da Novena puder, reserve um tempo para visitar e ser presença amorosa na vida de idosos ou de qualquer outra situação onde as pessoas se encontrem em desamparo e solidão.