6º Encontro

6º Encontro

O agir de Deus através de nós... (cf. Lc 1,46-56)

1. INTRODUÇÃO À PALAVRA DE HOJE

Dirigente: Estamos no tempo da espera. Deus virá ao nosso encontro. A Palavra fecunda nossa vida e possibilita que Ele continue agindo no mundo através de cada um de nós. Sobretudo pela prática da justiça, temos a possibilidade de alcançar os mais pobres e marginalizados e, no cântico de Maria, percebemos que só a humildade vence a prepotência que restringe nosso olhar a nós mesmos.

Todos: O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome!


2. PREPARAR PARA OUVIR A PALAVRA

Leitor 1: O Magnificat é um canto de louvor de quem se reconhece na presença de Deus e sente-se agraciado pelas suas maravilhas. Maria entregou-se à mensagem da alegria e da esperança que vence o medo e o desespero para celebrar a misericórdia do Senhor.

LEITURA DO EVANGELHO DE LUCAS 1,46-56


3. MEDITAR A PALAVRA DE DEUS

Dirigente:
a) Quais as virtudes de Maria que atraíram o olhar de Deus para ela?
b) Também nós somos capazes de nos reconhecer instrumentos do amor e da misericórdia de Deus no sofrimento do mundo?
c) O que Deus continua realizando de bom através de nós no hoje da nossa história?


4. APROFUNDAR A PALAVRA DE HOJE

Leitor 2: O canto de Maria é a celebração da confiança do pobre e marginalizado no poder de Deus que inverte a lógica deste mundo. Deus é poderoso não porque se vinga de quem é mau, mas porque coloca no seu devido lugar aqueles que fazem suas escolhas, boas ou perversas. Ele dispensa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes, enche de bens os famintos e despede de mãos vazias os ricos.

Todos: Contra todo egoísmo e exclusão, queremos ser instrumentos de salvação!


Leitor 3: Deus nos socorre em nossas necessidades, não nos deixa sozinhos. Desde o início, na aliança feita a Abraão, até nossos dias, sempre age com misericórdia. Somente com olhar misericordioso poderemos compreender o mundo novo que há de vir, porque esse é o jeito de ser que Deus espera de nós. Não é por nossos méritos ou por nossas forças que o Senhor age no mundo. A salvação nos vem pela gratuidade do seu amor. Ele se recorda de nós e através de nós, como acontece em Maria, escolhe agir neste mundo.

Todos: Acolher a misericórdia de Deus é comprometer-se com Seu agir no mundo!


5. COMPROMETER-SE COM A PALAVRA

Conhecer o quanto a comunidade faz pelos mais necessitados. Procurar saber os trabalhos sociais que a paróquia realiza e se envolver, na medida do possível, com algum deles. (Para o próximo encontro, providenciar pedaços de papel e canetas para que sejam escritos os nomes dos participantes.)