6º Encontro

“Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.” (Mt 2,2b)

1. INTRODUÇÃO À PALAVRA DE HOJE

Dirigente:A estrela do Natal conduzirá a nossa reflexão neste encontro da Novena. Ela não é apenas um elemento decorativo: ela nos recorda como o Natal mexe com toda a criação. E, ao mesmo tempo, como naqueles dias, Deus também nos convida a contemplar as “estrelas”. Ele aponta para a eternidade e ajuda-nos a discernir qual é a estrela que vale a pena seguir.
Todos: Uma estrela guiará nossos passos!

2. PREPARAR PARA OUVIR A PALAVRA

Leitor 1: Uma estrela guia o caminho dos magos até o menino Jesus. Ela mais parece uma mensageira de Deus que os coloca em viagem para um lugar desconhecido e para o encontro com Aquele que era muito esperado. A estrela guia os magos para a verdadeira luz que é o menino Deus.
Todos: Uma estrela veio à nossa frente!

• Leitura de Mt 2,1-2.9-11a

3. MEDITAR A PALAVRA DE DEUS

Dirigente:
a - De que sinais terão os magos se servido para chegar a Deus? Para onde esses sinais os conduziram?
b - Onde estão as “estrelas de Jesus” a brilhar nesse mundo tão diferente?
c - Como podemos ajudar as pessoas a encontrar o Menino Jesus?

4. APROFUNDAR A PALAVRA DE HOJE

Dirigente:
Leitor 2: Os Magos foram guiados pela estrela no céu e pela estrela de uma grande esperança no coração. O deslocamento dos Magos inspira a nos deixar guiar pela estrela do Evangelho para encontrar Aquele que é luz e desperta a luz que nos habita. Assim, poderemos levar aos outros um raio de sua luz e compartilhar com eles a alegria do caminho. Os Magos sabem ler as estrelas, ou seja, são capazes de ver mais além das aparências.
Todos: Viemos por desertos do Oriente da vida em busca de um Menino!

Leitor 3: Diante de milhões de estrelas de nosso mundo que ofuscam nossos olhos, como as do dinheiro e do sucesso, é preciso aprender a discernir aquela que nos conduz a Jesus. A estrela do Natal guia nossa busca e continua sempre apontando para mais verdade, mais humildade, mais entrega, mais beleza, mais justiça, mais comunhão. Ela continuará a brilhar sempre no firmamento do coração, pois é a verdadeira alegria.
Todos: É na simplicidade e pobreza de uma criança que resplandece a luz de Deus.

Leitor 4: A luz verdadeira é a luz do Senhor, ou melhor, é o Senhor. Jesus é a nossa luz: uma luz que nos acompanha e gera uma alegria única. A estrela que aparece aos Magos era o sinal do nascimento de Jesus. Se não tivessem visto a estrela, aqueles homens não teriam partido e encontrado o Menino. A luz e a graça de Deus nos precedem e nos acompanham sempre. Deixar-nos guiar por essa luz libera nosso coração para encontrar a novidade da vida e nela reconhecer o “mistério” de Deus e adorá-lo.
Todos: Encontrar Deus é encontrar a verdadeira alegria!

Leitor 5: São tão poucos os que olham para o céu! Na frieza do nosso cotidiano, dentro de nossas casas ou dos prédios cada vez mais altos, as pessoas se distanciam mais e mais do Reino dos Céus. Os pastores contemplavam as estrelas. Os magos se deixaram guiar pela estrela. Olhar para o céu. “Ouvir” as estrelas. Aconselhar-se com a Luz, que é Jesus... Isto é o Natal: levantar a cabeça, reconquistar a dignidade, ser visitado por Deus, encontrar a Beleza perdida.
Todos: Menino-Deus, alimenta em nós a Esperança e a Alegria de Viver!

5. COMPROMISSO COM A PALAVRA

Olhe para o “céu” em si mesmo. Aconselhe-se com a luz, revisite os seus sonhos.
Que sinais você descobriu durante o ano que apontam para uma nova vida? Para onde esses sinais conduziram você, como se fossem estrelas?