3º Encontro

3º Encontro

E o anjo do Senhor anunciou... a Zacarias! (cf. Lc 1,5-25)

1. INTRODUÇÃO À PALAVRA DE HOJE

Dirigente: A incerteza na fé é algo que faz parte de nossa caminhada. Dúvidas, receios, medos e incompreensões, todos nós passamos por esses momentos. É necessário compreendê-los para superarmos a tentação de nos acomodar diante dos obstáculos que nos são propostos. Deus vem ao nosso encontro e o maior obstáculo que pode encontrar são corações que não confiam que Ele pode realizar todas as coisas a nosso favor, nunca contra nós.

Todos: Renova, Senhor, nosso coração na confiança em ti!


2. PREPARAR PARA OUVIR A PALAVRA

Leitor 1: A narrativa do anúncio do anjo Gabriel a Zacarias nos coloca diante do extraordinário de Deus que conta com a nossa condição humana, frágil e estéril para construir sua morada no meio de nós. Sua presença divina, forte e cheia de vida é sinal da sua misericórdia e do seu amor que nunca nos abandona e sempre prepara o novo para nos surpreender.

LEITURA DO EVANGELHO DE LUCAS 1,5-25


3. MEDITAR A PALAVRA DE DEUS

Dirigente:
a) O que fazemos quando as dúvidas e incertezas batem em nosso coração? Procuramos refúgio no Senhor, em Sua Palavra, ou nos entregamos ao medo e ao desespero que fazem até nossa voz emudecer, como aconteceu com Zacarias?
b) Zacarias e Isabel, já de idade avançada, acolhem uma grande missão de Deus: gerar o precursor de Jesus, aquele que vai preparar para o Senhor um povo bem disposto. Qual o valor e o lugar que damos aos nossos avós e idosos na família, na comunidade e na sociedade?


4. APROFUNDAR A PALAVRA DE HOJE

Leitor 2: Zacarias, cujo nome significa “o Senhor recordou-se”, e Isabel, “o meu Deus jurou”, trazem a responsabilidade que o povo de Israel tem de ser guardião das promessas de Deus. Entretanto, uma nova condição vai ser inaugurada: as promessas se realizaram. Não existem mais barreiras entre o céu e a terra. A presença do anjo Gabriel indica isso. A realidade humana precisa da graça de Deus, que torna grandes as nossas ações e profundas as nossas vivências. É o sentido da vida que alcançamos.

Todos: Queremos acolher a presença do Salvador!


Leitor 3: Não existe esterilidade quando acolhemos a proposta de Deus, quando trilhamos seus caminhos. Deus abençoa nossos esforços de permanecer fiéis e atentos a Sua Palavra. Assim abençoou Zacarias e Isabel que “eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor” (Lc 1,6). Sendo idosos, sábios e prudentes, sabiam que só poderiam esperar no Senhor e Ele os atendeu.

Todos: Senhor, queremos esperar somente em ti!


Leitor 4: O Natal é a oportunidade que temos de transformar nossas expectativas em esperança. A esperança, que nunca decepciona, nos convoca a colaborar na realização dos nossos desejos, porque fazemos parte dessa busca.

Todos: Queremos ser fiéis no compromisso de construirmos um mundo novo e melhor!


5. COMPROMETER-SE COM A PALAVRA

Lembrar-se das pessoas idosas que são fiéis colaboradores em nossas comunidades. Sensibilizar-se com os que estão debilitados em sua saúde e se encontram enfermos. Fazer uma visita, agradecer aos avós por serem sinais da ternura de Deus em sua vida.