3º Encontro

“José fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado.” (Mt 1,24)

1. INTRODUÇÃO À PALAVRA DE HOJE

Dirigente:Neste terceiro dia da Novena, vamos contemplar José, pai adotivo de Jesus. É ele o homem justo, diz-nos o Evangelho, pois acolhe na fé o plano de Deus e colabora com Ele. José se ajusta ao modo de agir de Deus, com Ele se arrisca, pois acolhe um mistério que não compreende. José que sabe “caminhar no escuro”, ou seja, sem saber bem para onde, escuta a voz de Deus e nela confia. Continua a nos ensinar quando atravessamos problemas e angústias. O testemunho de José nos inspira a confiar em Deus, mesmo se não compreendemos completamente Sua vontade.
Todos: São José, homem da confiança em Deus, rogai por nós!


2. PREPARAR PARA OUVIR A PALAVRA

Leitor 1: Quando soube que Maria estava grávida, José desconfiou dela, mas não querendo fazê-la passar por uma situação difícil, resolveu abandoná-la em segredo. O anjo do Senhor disse-lhe em sonho que não tivesse medo e que o menino que iria nascer seria Filho do Altíssimo. José também teve sua “anunciação”, também teve que dar seu “sim” a Deus no mistério do desconhecido.
Todos: São José, homem do silêncio e da ação, rogai por nós!

• Leitura de Mt 1,18-24


3. MEDITAR A PALAVRA DE DEUS

Dirigente:
a - Fazendo uso da contemplação, coloca-te no lugar de José. O que José sente? Como lida com a situação?
b - Que tipo de pessoa é José? O que é que ele te diz, hoje, sobre o modo de lidar com as dúvidas?
c - O que Deus diz a José em meio às suas “noites”, ou seja, em meio a angústias e dúvidas?


4. APROFUNDAR A PALAVRA DE HOJE

Dirigente:
Leitor 2: José, no seu silêncio, teve seus pensamentos próprios, suas preocupações, suas perguntas dilacerantes e suas dúvidas angustiantes. Mas Deus nunca deixou de atuar em meio a suas noites, dúvidas, provações. E, no momento oportuno, libertou-o dos seus medos e lhe deu a conhecer Sua vontade. José foi capaz de ouvir a voz do anjo, mesmo em meio a sua “luta” interior. José é o homem que vive e atua no silêncio.
Todos: José é um sonhador que acredita, confia em Deus mesmo sem saber como tudo acontece.

Leitor 3: “José assumiu uma paternidade que não era sua: vinha do Pai. E levou em frente a paternidade com tudo o que comportava: não só sustentar Maria e o menino, mas também fazer crescer a criança, ensinar-lhe uma profissão, acompanhá-lo até à maturidade de homem. Por conseguinte, José assumiu a paternidade que não é sua, é de Deus, sem proferir palavra: no Evangelho não há palavra alguma proferida por José, o homem do silêncio, da obediência silenciosa”. (Papa Francisco 18/12/2017)
Todos: José é todo aquele que não perdeu a capacidade de sonhar, de acreditar no mistério da vida.

Leitor 4: José faz um percurso interior enorme: do sonho inicial de viver com Maria, José viu-se perante uma dúvida profunda que lhe tirou a paz. Pelo discernimento e pela disponibilidade em confiar em Deus, José acolhe Maria: sem provas, mas com confiança. A história do Natal, para José e Maria, foi em grande medida uma história de reconciliação, de redescoberta mútua e de crescimento no amor.
Todos: José é o homem do discernimento e da confiança em Deus!

Leitor 5: Numa sociedade como a nossa, onde a palavra conta muito, e onde, quanto mais se fala, mais se grita, a carência do silêncio em nossa vida nos faz seres superficiais. E o silêncio, por sua vez, está se vingando de nós, criando vazio, superficialidade, palavras sem sentido... É indispensável “fazer silêncio” para entrar em contato com a realidade, sobretudo para abrir espaço a Deus dentro de nós, para acolhê-lo, para ouvi-lo e entrar em sintonia com sua vontade. Nos murmúrios interiores do coração encontramos os sinais da presença viva de Deus.
Todos: José é todo aquele que é capaz de fazer silêncio!

Música: Meu bom José - pág 90


5. COMPROMISSO COM A PALAVRA

Neste Advento, reservar momentos de silêncio e preparar-se para acolher Aquele que, no silêncio pleno, vem fazer morada no interior de cada um de nós.
Tome nota, num caderno, das frases/ideias/intenções que chegaram a você durante a Novena. Elas podem ajudá-lo a identificar sinais da presença de Deus na tua vida.