Você é precioso aos olhos de Deus! (cf. Is 43,4)

Dirigente: Você já parou para pensar no significado do seu nome? Por que ele foi escolhido? (motivar para que aqueles que sabem o significado do seu nome, ou porque foi escolhido esse nome, partilhem com os demais). Nosso nome é muito especial. Identifica-nos. E, para o povo da Bíblia, designava uma missão.

Todos: A nossa esperança está no nome do Senhor!

Leitor 1: O nascimento de João Batista marca para nós o limiar entre a promessa de Deus e sua realização. O precursor do Messias nasce em meio a uma atmosfera que chama a atenção: sua mãe era estéril, seu pai ficara mudo, seus vizinhos cheios de medo e espanto. Mas “o que será deste menino?” (Lc 1,66) Uma certeza a Palavra de Deus nos dá: “a mão do Senhor estava com ele.” (Lc 1,66)

a) Olhando para a vida de João Batista, por que a mão poderosa do Senhor estava com ele?
b) Nós também somos precursores da Palavra. Quais os lugares, situações ou circunstâncias no meio de nós em que a Palavra ainda não foi acolhida?

Leitor 2: João significa “Deus é misericordioso”. Esse nome identifica a missão do menino: ser sinal da ternura e do amor de Deus. Ele pregava a conversão. Uma mudança de mentalidade. Não pela força, mas pela misericórdia preparamos os caminhos do Senhor. E a misericórdia causa alegria em reconhecer que Ele está no meio de nós, como os vizinhos e parentes de Isabel se alegraram com ela pelo nascimento de João.

Todos: A misericórdia prepara os caminhos do Senhor!

Leitor 3: A mão de Deus na vida de João é uma constante. Ele vai por caminhos difíceis para anunciar o Reino de Deus: desérticos e sombrios. Corações endurecidos, lugares onde a Palavra ressoou e incomodou. Quando a Palavra de Deus encontra morada em nós, com alegria a vivenciamos e comunicamos. Quem é estéril se torna mãe. Quem é mudo, passa a falar. João é precursor da aurora de um novo dia.

Todos: Acolher a Palavra de Deus é transformar a realidade.

Retirar um nome da cesta e rezar por aquela pessoa, para que seja fiel a sua missão.