2º Encontro

“Faça-se em mim segundo a tua Palavra.” (Lc 1,38)

1. INTRODUÇÃO À PALAVRA DE HOJE

Dirigente:Vamos contemplar Maria, a mãe de Jesus, neste segundo dia da Novena. Maria, a que está cheia de graça, não porque disse “sim” a Deus, mas porque Deus disse “sim” a ela, antes ainda da sua resposta. Veremos que a resposta de Maria não foi um simples responder “sim” ao convite do anjo. Mas, ainda na flor da idade, ela respondeu com coragem, mesmo não sabendo o que a esperava.
Todos: Maria do SIM, ensina-me a viver o meu SIM!


2. PREPARAR PARA OUVIR A PALAVRA

Leitor 1: Deus tomou a iniciativa, veio ao encontro de Maria, através do seu mensageiro. Fez uma proposta para ela. E Maria refletiu, questionou e, por fim, deu uma resposta. Com o seu “sim” colocou toda a sua vida nas mãos de Deus.
Todos: Ave Maria, Mãe de Jesus!

• Leitura de Lc 1, 28-38


3. MEDITAR A PALAVRA DE DEUS

Dirigente:
a - Qual a reação de Maria ao receber a notícia inesperada que o anjo lhe traz?
b - Como é a relação pessoal de Maria com Deus?
c - Que coisas também pede Deus a você? Que sinais lhe dão confiança de que é Deus quem pede?


4. APROFUNDAR A PALAVRA DE HOJE

Dirigente:
Leitor 2: Uma pessoa de fé perturba-se? Sim, muitas vezes. A questão é como lidar e o que fazer diante das perturbações. O texto bíblico nos diz que Maria fala com Deus, faz-lhe perguntas. Isso revela confiança e intimidade. A perturbação e o medo de Maria dão o que pensar. Deus muitas vezes tira-nos da nossa zona de conforto e é normal ficarmos perturbados. Uma fé que não perturbe ou desinstale não faz crescer nossa relação com Deus. Se Maria quisesse uma fé do “sentir-se bem”, da harmonia a todo custo, teria mandado o anjo ir embora e não teríamos Jesus.
Todos: Ave Maria, Senhora do Advento, roga por nós!

Leitor 3: Quando o anjo explica que Deus quer fazer nascer de Maria o Messias, a resposta dela foi questionar na hora. Ela não aceita sem pensar. Isso podia ser visto como falta de fé, de confiança em Deus, mas não é. Quem pensa que a fé não faz perguntas está enganado. O anjo não censura Maria, mas explica, não como Deus irá fazer, mas que é Deus quem o vai fazer. E dá também um sinal a Maria: a gravidez de Isabel indica que para Deus nada é impossível.
Todos: Ave Maria, ensina-nos a acreditar que para Deus tudo é possível!

Leitor 4: Maria diz sim sem controlar o que iria acontecer a seguir. É difícil imaginar maior generosidade para com Deus que a de Maria. A fé consiste em dar saltos de confiança, levados pelos braços invisíveis de Deus, que nos pede a entrega e o abandono. A fé é um convite a ir mais longe. O consentimento de Maria encerra o diálogo; o anjo retira-se em silêncio.
Todos: Ave Maria, a misericórdia de Deus resplandece em ti.

Leitor 5: Maria escuta o chamado de Deus, deixa-se surpreender por Ele, perturba-se, vence o medo, questiona e então responde com inteireza. Ela é mulher de fé que nos inspira a viver uma fé mais madura e a amar o seu Filho querido: o menino Jesus.
Todos: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco...


5. COMPROMISSO COM A PALAVRA

Faça memória dos “sins de vida”, pronunciados ao longo de sua existência e que foram o prolongamento do “sim” de Maria.

“Mas Maria põe a confiança em Deus perante os problemas. Foi deixada pelo anjo, mas acredita que, com ela, nela, permaneceu Deus. E confia. Confia em Deus. Está certa de que com o Senhor, ainda que de maneira inesperada, tudo correrá bem. Eis a atitude sábia: não viver dependendo dos problemas – terminado um, outro surgirá! –, mas fiando-se em Deus e confiando-se cada dia a Ele: «Aqui estou». «Aqui estou» é a frase, a oração. Peçamos à Imaculada a graça de viver assim.” (Papa Francisco 8/12/2018).

Olhe para sua vida e reflita o que mais precisa da sua confiança em Deus. E, como Maria, confia. Confia em Deus.