4º Encontro

4º Encontro

E o anjo do Senhor anunciou... a Maria! (cf. Lc 1,26-38)

1. INTRODUÇÃO À PALAVRA DE HOJE

Dirigente: Maria, jovem, disponível à vontade do Pai, ouvinte atenta, mãe amorosa, é o grande sinal que aponta para o que estamos esperando. A encarnação do Verbo é o início de toda boa notícia para nós: o Filho de Deus vai nascer e alegrar nossos corações!

Todos: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!


2. PREPARAR PARA OUVIR A PALAVRA

Leitor 1: A anunciação do anjo Gabriel à Maria marca para nós o cumprimento da promessa feita por Deus a Abraão e a Davi. Deus é o grande protagonista da história da salvação, por isso o seu Espírito age no seio de Maria e ela fica grávida. Se para Deus nada é impossível, podemos acreditar que um simples SIM pode trazer uma reviravolta no mundo, amplia o horizonte de possibilidades para que nosso olhar alcance a salvação que está por vir.

LEITURA DO EVANGELHO DE LUCAS 1,26-38


3. MEDITAR A PALAVRA DE DEUS

Dirigente:
a) Olhando para o exemplo de Maria, como está nossa disponibilidade em acolher a vontade do Senhor, nossa escuta da Palavra de Deus?
b) “Não tenhas medo!” Essas palavras do anjo Gabriel encorajam Maria a assumir sua missão, confiando na bondade de Deus, que espera o seu SIM. Conseguimos vencer o medo e a vergonha e nos colocar à disposição do projeto de Deus com alegria e reverência?


4. APROFUNDAR A PALAVRA DE HOJE

Leitor 2: Maria foi inundada pela luz do Espírito Santo e se tornou o lugar da habitação de Deus. O Espírito faz nova todas as coisas. Tudo preenche com sua sabedoria e beleza. Em nós tem a missão de recordar que pertencemos a Deus. Somos tocados pela realidade divina. Esse mesmo Espírito acompanhou Jesus desde o momento da encarnação e continua nos animando na vida da Igreja.

Todos: Ó Espírito Santo, vem e inunda o nosso ser!


Leitor 3: Maria se torna mãe. Ela fica grávida pelo ouvir a palavra: grávida de entusiasmo, de alegria, de esperança, de generosidade, de disponibilidade, de coragem e de determinação; e ela fica grávida do Menino Deus, carregando no seu ventre o fruto bendito.

Todos: Salve Maria, bendito é o fruto do teu ventre!


Leitor 4: A exemplo de Maria, nós também podemos acolher a Palavra e assim acolher o fruto bendito, o Filho bem amado do Pai. Uma vez em nós, essa Palavra tem o poder de transformar e realizar grandes coisas.

Todos: Queremos ser testemunhas do amor como Maria!


5. COMPROMETER-SE COM A PALAVRA

• Recordar pessoas que iniciaram missões bonitas de evangelização e de cidadania a partir de um simples SIM, como o de Maria.
• Agradecer a Deus pela sua mãe. Rezar por aquelas que já se encontram na casa do Pai e abraçar com carinho aquelas que estão perto, ou telefonar para aquelas que estão longe e recordar o seu amor para com ela.
• Para o próximo encontro, preparar um cesto com frases bíblicas a serem distribuídas para cada participante da Novena.