Uma visita que traz alegria... (cf. Lc 1,39-45)

Dirigente: Uma visita sempre é um bom sinal: se trouxer boas notícias, alegra-nos profundamente, se forem más, temos um ombro amigo para chorar e com quem dividir a dor e o sofrimento. Vale sempre a mística do encontro, estar disponível em acolher o outro, criar ambiente e clima para receber quem vai chegar, ou se surpreender com quem chega de repente. Imaginemos o encontro de Maria e Isabel, que abraço cheio de afeto e ternura de duas mulheres gestando a vida e participando do único mistério da salvação.

Todos: Vem, Senhor, ao nosso encontro e dá-nos a tua salvação!

Leitor 1: O caminho que Maria percorreu para chegar à casa de sua prima Isabel certamente é o caminho que fazem todos aqueles que acolhem a Palavra do Senhor: o do serviço. A pressa de Maria, o grito de Isabel, a proclamação da bem-aventurança da senhora para a jovem de Nazaré, tudo indica para nós um tempo novo, uma alegria nova, uma presença que traz esperança.

a) Quais os lugares de verdadeiro encontro que temos? O que é preciso para nos encontrarmos com as pessoas?
b) Ser discípulo (a) da Palavra é colocar-se sempre a serviço do próximo, sobretudo dos mais necessitados. Quem são os próximos que necessitam do nosso serviço?

Leitor 2: Maria é mulher que caminha, parte para regiões difíceis, sem pensar na sua condição, apressadamente. Ela é bendita entre as mulheres, a Mãe do Senhor, bem-aventurada porque acredita, aquela na qual se cumpre a promessa de Deus. Mulher grande na fé e no serviço, simples na resposta ao projeto do Pai.

Todos: Queremos ser grandes na fé e no serviço ao próximo!

Leitor 3: Isabel, acolhendo Maria em sua casa, fica cheia do Espírito Santo. Alegra-se com a criança que exulta no seu ventre. Humildemente reconhece sua incapacidade de acolher Aquela que carrega no seio o Salvador da humanidade. Isabel e Maria, no encontro da Judeia, são a melhor expressão dos que preparam a vinda do Senhor: acolhida e serviço!

Todos: Queremos ser acolhida e serviço para que Deus encontre morada em nós!

• Escolher, do cesto, algum texto bíblico e meditar sobre ele, tirando uma mensagem que acompanhe sua preparação até o Natal.
• Visitar uma pessoa ou família, que passa por alguma dificuldade, até a Noite de Natal.
• Trazer vela para o próximo encontro.